Página inicial > Notícias > 11ª OBAP - premiação

11ª OBAP - premiação

Publicado: Segunda, 12 Setembro 2022 17:08 | Última Atualização: Terça, 02 Mai 2023 12:50 | Acessos: 3091

Equipes de Minas Gerais e Argentina são as campeãs da 11ª OBAP

Os melhores colocados vieram do IFSULDEMINAS, SENAR-MG e Escuela Agrária Arrecufes

- Classificação final das equipes: categoria Integrado

- Notas individuais: categoria Integrado

- Classificação final das equipes: categoria Subsequente

- Notas individuais: categoria Subsequente

- Classificação final das equipes: categoria Internacional

- Notas individuais: categoria Internacional

ubsequente ouro 1Na manhã do último sábado (10), mais de 300 pessoas se reuniram no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva), na cidade paulista de Jundiaí, para celebrarem os grandes campeões da 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). A competição, organizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), em parceria com a Etec Agrícola Benedito Storani, a Prefeitura de Jundiaí, o Centro Paula Souza e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), promoveu, por dois dias, provas práticas e teóricas para 236 estudantes brasileiros e estrangeiros do ensino técnico ligado a área de agrárias.

Os vencedores da OBAP foram revelados durante a cerimônia de encerramento, que reuniu as 59 equipes competidoras, educadores, autoridades municipais e federais, como o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, e secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Tomás Dias Sant'Ana, além dos gestores do IFSULDEMINAS, o reitor Cleber Ávila Barbosa, e do IFSP, o reitor em exercício Rafael Alves Scarazzati. Acesse o banco de imagens da OBAP para conferir a cobertura fotográfica desse momento e os registros feitos ao longo da competição.

Classificação geralintegrado ouro

Da modalidade Integrado/Concomitante, as 15 melhores equipes receberam medalhas, sendo cinco de bronze, cinco de prata e cinco de ouro. Os medalhistas de ouro também receberam troféus e brindes. A primeira colocação ficou com o Campus Inconfidentes do IFSULDEMINAS, com a equipe Adsumos, formada pelos estudantes Denis de Mira, André Massoni, Alane Alexandre e pelo orientador André Lema. Segundo os integrantes, o nome do grupo tem origem latina e traz um significado pertinente à rotina de estudos e de preparação para a OBAP. "O termo significa estar presente, sempre atento e pronto para agir", explicou Alane, muito emocionada com o resultado.

argentena ouroJá da categoria Subsequente, as cinco melhores equipes receberam medalhas, sendo três de bronze, uma de prata e uma de ouro. A equipe SENARMINAS BARBACENA 3 sagrou-se campeã e seus integrantes, Geovani Carvalho, Carolaine Rodrigues, Danielle Resende e o professor Kelsen Nether também levaram para casa troféu e brindes.

Quanto à modalidade Internacional, receberam medalhas de bronze, prata e ouro as três melhores equipes, sendo o grupo argentino, formado pelas estudantes Agostina Ceirano, Sol Izquierdo, Aldana Cuenca e a orientadora Yesica Corvino, o grande vencedor da categoria.

Provas práticas

Também houve a premiação das equipes que atingiram a maior pontuação durante a execução das provas práticas, que trabalharam os temas: agrimensura, calda bordalesa, inseminação artificial, semeadura e adubação. Receberam troféus, medalhas e brindes as equipes AgroIFRO, do Campus Colarado do Oeste, em Rondônia (modalidade Integrado), e MECATOR do Campus Muzambinho do IFSULDEMINAS (Modalidade Subsequente).

Premiação individualclima obap 2

Pelas modalidades Integrado/Concomitante e Internacional, respectivamente, Denis de Mira, do Campus Inconfidentes do IFSULDEMINAS, e Aldana Cuenca, da Argentina, foram novamente premiados, desta vez pelo desempenho individual deles na prova teórica. Eles levaram medalha e brinde junto a Mikaely Patrocínio, do Campus Confresa do IFMT, que também foi destaque só que na categoria Subsequente. "A Agropecuária significa muito pra mim. Eu nasci na roça, meus pais são produtores rurais e meu desejo é ser Agrônomo. Ter participado da OBAP e ainda levar todos os prêmios para casa é incrível", comemora Denis.

clima obap clima obap 3 medalhas obap
geral obap trofeus obap clima obap 4