Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Sobre a OBAP

Publicado: Terça, 19 Abril 2022 08:06 | Última Atualização: Sexta, 06 Mai 2022 15:05 | Acessos: 1420

BANNER 750x195 PAGINAS INTERNAS OBAP

A Olimpiada Brasileiro de Agropecuária - OBAP, da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, é uma competição científica e nacional destinada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais. Assim, ano após ano, a olimpíada registra crescimento em número de participantes.  

Como acontece a olimpíada

A OBAP acontece em 2 fases:

1ª fase virtual: equipes de todo país fazem a prova pela plataforma virtual.

2ª fase presencial: 50 equipes mais bem colocadas participam da fase presencial.

Quem pode se inscrever

Podem se inscrever na olimpíada, estudantes brasileiros, dos países pertencentes à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e dos países de Língua Espanhola (LE) dos cursos da área de agrárias: Técnico em Agropecuária, Técnico em Agroecologia, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Agronegócio, Técnico em Alimentos, Técnico e Eixo Tecnológico Recursos Naturais do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – CNCT.

As equipes

As equipes são formadas por 3 estudantes e professor orientador.

Objetivo

O objetivo da competição é estimular o ingresso de jovens do ensino médio/técnico integrado, concomitante e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas e docente, incentivando a participação em atividades de iniciação científica e a produção de tecnologia, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles, retornando assim, para a sociedade brasileira, benefícios originados da melhoria no ensino público de nível médio e técnico ligados à agropecuária. 

Números

Participação de mais de 17.000 mil estudantes desde 2011 nas duas fases da competição. Desta forma, foram mais de 520 equipes participantes etapas presenciais e mais de 300 instituições participantes anualmente. Em resumo, cerca de 140 instituições de ensino participam das duas fases.

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página

Realização: IFSULDEMINAS

OBAP © 2022. Todos os direitos reservados

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla