Página inicial > Notícias > 11ª OBAP - 1º Dia de provas

11ª OBAP - 1º Dia de provas

Publicado: Quinta, 08 Setembro 2022 11:18 | Última Atualização: Terça, 13 Setembro 2022 11:10 | Acessos: 1183

Provas práticas e teóricas marcam o 1º dia de competição da 11ª OBAP

Os competidores enfrentaram ao longo dessa quinta-feira (08/09) uma maratona de provas.

WhatsApp Image 2022 09 08 at 23.43.07 2Pela manhã, as equipes de todas as modalidades (técnico integrado/concomitante, técnico subsequente e internacional) já estavam concentradas realizando o teste teórico da 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). Acesse @obap.oficial para conferir a cobertura fotográfica deste momento e os registros feitos ao longo da competição.

Prova teórica

WhatsApp Image 2022 09 08 at 23.43.07 4Os obapianos ocuparam sete salas do prédio administrativo/pedagógico da Etec Benedito Storani, em Jundiaí, sede da competição deste ano, para resolver, individualmente, um questionário com dez questões de múltipla escolha e dois problemas discursivos. Entre as temáticas cobradas, o teste abordou tópicos como adubação e fertilização; agricultura; comportamento e bem-estar animal; inseminação artificial de bovinos; mecanização agrícola; topografia; entre outros.

Amanda Machado Silva, integrante da equipe TECBOV do Instituto Federal do Mato Grosso, concorre na modalidade subsequente e está confiante sobre seu desempenho na parte teórica. "Como eu fiz o técnico em Agropecuária durante o Ensino Médio e hoje curso o técnico subsquente em Zootecnia, pra mim a prova não foi tão difícil, porque eu já tenho experiência na área e porque caíram assuntos que eu já havia visto antes".

As práticas

WhatsApp Image 2022 09 08 at 23.43.07 3Assim que terminaram as atividades teóricas, os competidores já foram encaminhados para a bateria de testes práticos. No ginásio da Etec, foram montadas as estruturas para as provas de inseminação artificial bovina e regulagem de máquina agrícola para a semeadura. Num espaço aberto, foi organizada a prova de agrimensura e, em laboratório, preparados os dasafios de adubação e calda bordalesa. Cada equipe realizou três provas práticas específicas para a sua modalidade

Essa é a etapa em que os competidores ficaram mais apreensivos, como contou a integrante Maria Clara Correa, da equipe Agro Storani, formada por alunos da escola anfitriã desta edição da OBAP. "Achei as  provas bem legais, porém, são um pouco difíceis. Algumas das práticas, a gente já tem nas matérias aqui na escola, mas outras, não. Por isso, estar na OBAP é uma grande experiência, ainda mais para mim, que nunca havia competido em uma olimpíada. Eu também estou bastante nervosa, pois é uma grande responsabilidade e queremos representar bem a nossa cidade".

WhatsApp Image 2022 09 08 at 23.43.07 1Já para a equipe do Campus Bambuí do IFMG, o tempo de execução das provas foi um fator crítico que afetou o desempenho do grupo. "Não conseguimos concluir uma das provas. Erramos o cálculo e daí nos apavoramos. Mas, nas outras atividades, acredito que fomos bem", compartilhou a competidora Thacyanna Sousa.

Todas as atividades práticas foram acompanhadas pelos integrantes da comissão técnica formada por servidores do IFSULDEMINAS, IFSudesteMG e IFSP e tiveram o apoio de 15 alunos do curso de Engenharia Agronômica dos Campi Inconfidentes e Muzambinho do IFSULDMEINAS e de nove estudantes dos cusrsos técnicos integrado e subsequente em Agropecuária da Etec Benedito Storani.

O que vem a seguir

Finalizado o primeiro dia de provas, os competidores precisam descansar para a segunda e última rodada de desafios práticos, que ocorre nesta sexta-feira (09/09). O somatório da pontuação obtida individualmente e por equipe, nos dois dias de provas, vale medalha e troféu. Os vencedores serão conhecidos na manhã deste sábado (10/09), durante a cerimônia de encerramento da OBAP.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 09/09/2022