Competição Internacional

Estudante brasileiro conquista medalha na Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (IESO)
Os vencedores da 3º edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), em 2013, participaram da 8º Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (IESO), na cidade de Santander, província de Cantábria na Espanha, realizada entre os dias 22 e 29 de setembro de 2014.
A equipe representada pelos alunos Vitor Araújo, Rafael Raul, Lucas Antônio e Mateus Canavesi do Centro Estadual de Educação Profissional Manoel Moreira Pena, de Foz do Iguaçu, foi acompanhada pela professora Cylmara Aparecida Rolan Wandscheer e pelo reitor do IFSULDEMINAS, o professor Marcelo Bregagnoli, indicado pelo CNPq para ser mentor da equipe.

Na competição, o estudante Mateus Canavesi conquistou a medalha de bronze, enquanto os estudantes Lucas Antônio, Vitor Araújo e Rafael Raul conquistaram, respectivamente, as posições 79º, 80º e 82º no ranking geral da disputa.
"Competições e Olimpíadas têm, entre as várias funcionalidades, balizar as ações nas instituições de ensino de alunos de nível médio para uma discussão mais ativa das matrizes curriculares, adequando-as ao mundo atual, com mais objetividade e praticidade na orientação dos conteúdos e metodologias utilizadas nas escolas. A IESO possibilita analisar o ensino de Ciências da Terra nas escolas do mundo afora", explicou o reitor Marcelo Bregagnoli.

Segundo o professor, para alguns países, o evento é considerado norteador de políticas educacionais acerca da temática central. Há alunos que, após o evento, são recebidos com honrarias pelo representante máximo do país. Países asiáticos são os que mais se destacam pelo empenho e aplicabilidade dos estudos direcionados à competição, com preparação prévia intensiva e com austera seleção dos alunos. Só é permitida a participação de uma equipe por país, composta por quatro alunos. Os representantes do Brasil são indicados pela OBAP.

A Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) é uma competição científica anual realizada pelo IFSULDEMINAS em parceria com a Embrapa e que conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). A OBAP é uma importante competição que seleciona os estudantes para participarem da etapa internacional. Todas as despesas da viagem para a Espanha dos estudantes e dos professores foram custeadas pelo CNPq.

Vídeo da IESO 2014

 Texto: Assessoria de Comunicação
Com informações da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
Ter, 30 de Setembro de 2014 00:00

Ieso01