Competição Internacional

International Earth Science Olympiad (IESO),

Olimpíada Internacional de Ciências da Terra

A ideia de criar a IESO (International Earth Science Olympiad, Olimpíada Internacional de Ciências da Terra) foi sugerida por diversos agrônomos coreanos antes de 2003. Em 2003, a KESS (Korean Earth Science Society, Sociedade Coreana de Ciências da Terra) organizou a First KESO (First Korean Earth Science Olympiad, Primeira Olimpíada Coreana de Ciências da Terra). A segunda e a terceira olimpíadas, organizadas respectivamente em 2004 e 2005, também foram um sucesso.

A IESO foi adotada como uma das principais atividades da IGEO (International Geoscience Education Organization, Organização Internacional de Educação em Geociência) durante o Encontro de seu Conselho Internacional em Calgary, cidade do Canadá, por ocasião da Quarta Conferência Internacional de Educação em Geociência (GeoSciEd IV) em abril de 2003. O Comitê da IESO, presidido pelo coreano Chan-Jong Kim, foi estabelecido com 10 membros.

Durante o IGC32, em Florença, Itália, em agosto de 2004, Eduardo de Mulder e Ted Nield, ambos da equipe gerencial do IYPE (International Year of Planet Earth, Ano Internacional do Planeta Terra), concordaram em apoiar a IESO como uma das atividades do IYPE.

A Conferência de Seoul da IESO, ocorrida em Seoul em 2004, reuniu representantes de dez países, que discutiram um formato ideal de currículos de ciências da terra para a IESO. Foram feitas 23 apresentações e o Comitê de Coordenação da IESO foi estabelecido com 11 membros, dentre eles o presidente, Moo Young Song. O Comitê da IESO foi renomeado para Comitê de Assessoria da IESO. Estatudos para a IESO também foram finalizados. No primeiro encontro do Comitê Coordenador da IESO, ainda durante a Conferência de Seoul, ficou acertado que a Coreia possuía as melhores condições e a atmosfera mais favorável para a Primeira edição da IESO. Essa decisão, somada com a grande contribuição pessoal do professor Moo Young Song, resultou na Primeira Olimpiada Internacional de Ciências da Terra, que aconteceu na Coreia, em 2007.

Em 2005, a Comissão de Currículo da IESO (presidida por Nir Orion) foi estabelecida. O primeiro rascunho do Currículo da IESO também foi desenvolvido nessa época. O logo da IESO foi projetado e aprovado pelo Comitê de Assessoria da IESO em março de 2006.

Trecho extraído e traduzido de http://www.ieso-info.org/

 

- Confira como foi a participação da equipe campeã da OBAP em 2011, que representou o Brasil na 6ª International Earth Science Olympiad (IESO), na Argentina, em outubro de 2012. 

- Confira como foi a participação da equipe campeã da OBAP em 2012, que representou o Brasil na 7th International Earth Science Olympiad (IESO), na Índia, em setembro de 2013.

- Confira como foi a participação da equipe da OBAP em 2013, que representou o Brasil na 8th International Earth Science Olympiad (IESO), na Espanha, em setembro de 2014.

- Confira como foi a realização da 9th International Earth Science Olympiad (IESO), no Brasil, em setembro de 2015 que teve a participação de alunos medalhistas da OBAP 2014.

- Confira como foi a participação dos alunos medalhistas da OBAP 2015, que representaram o Brasil na 10th International Earth Science Olympiad (IESO), no Japão em agosto de 2016.

- Confira como foi a participação dos alunos medalhistas da OBAP 2016, que representaram o Brasil na 11th International Earth Science Olympiad (IESO) na França em agosto de 2017.