Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > News > 12ª OBAP - 2º Dia de Provas
Início do conteúdo da página

12ª OBAP - 2º Dia de Provas

Published: Saturday, September 09 2023 15:11 | Last Updated: Saturday, September 09 2023 19:44 | Hits: 846

 Último dia de provas práticas da 12ª OBAP agita o Campus Planaltina do IFB

abreDurante o período da manhã deste sábado (09/09), as 50 equipes competidoras da 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) se reuniram novamente no Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB) para realizar as últimas provas práticas da competição.

Às 8hs da manhã, as 10 equipes da categoria Técnico Subsequente já estavam posicionadas para regular a máquina semeadora adubadora, que foi disponibilizada desmontada e sem sementes no reservatório. O desafio era montá-la em 30 minutos e regulá-la para plantar 94 sementes de milho em 10 giros de roda.

insemina1Enquanto isso, as 40 equipes da categoria Técnico Integrado/Concomitante novamente se revezaram para realizar as duas atividades práticas propostas para o dia: a prova de inseminação artificial bovina e o levantamento planialtimétrico.

David dos Santos integra a equipe formada por estudantes do campus anfitrião desta edição da OBAP. O competidor contou que ele e seus amigos se empenharam para mostrar a força do agro e representar bem a instituição deles. “Estudamos bastante, fizemos a nossa parte, nos esforçamos ao máximo para estarmos aqui representando o nosso campus e nosso instituto. Está sendo tão especial para nós este momento que somos sede da OBAP! Queremos levar este prêmio pra casa, aliás, deixá-lo aqui no IFB”.

topografiaMatias Borges veio do Sul de Minas Gerais para competir na OBAP e fez um balanço sobre vivenciar sua primeira olimpíada científica. “Eu achei a experiência muito boa. Eu nunca havia estado em um lugar com tanta gente reunida de tantos lugares diferentes, mas com o mesmo objetivo. Todo mundo querendo ganhar, mas todo mundo muito gentil e entrosado”.

Alane Gouveia foi campeã na categoria Técnico Integrado/Concomitante na edição passada da OBAP e, neste ano, voltou à olimpíada num papel bem diferente: não mais como competidora, mas como fiscal de prova. “É uma posição totalmente diferente. Não imaginava ter a oportunidade de voltar à OBAP. É legal ver outras pessoas no lugar que a gente esteve, é interessante acompanhar essa dinâmica por outra ótica”.

fiscaisParcerias

Representantes de órgãos apoiadores e de empresas patrocinadoras da OBAP vieram acompanhar o último dia de provas práticas da competição. Entre os visitantes estavam membros da equipe de gestão do Ministério da Educação (MEC), da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e gerentes da empresa Fuzil. A diretora de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Carla Jardim, destacou dois principais fatores de relevância da OBAP para o fortalecimento da educação profissionalizante no país. “Começa pelo fato de reunir diferentes redes ofertantes de educação profissional e tecnológica, mesmo predominando equipes dos institutos federais, a gente tem aqui redes estaduais, serviço nacional de aprendizagem e autarquias. Além do fato de estarmos aqui com equipes demonstrando seus conhecimentos teóricos e práticos dentro da área da Agropecuária, o que transforma a OBAP em espaço privilegiado para que esses jovens possam ver na prática a aplicabilidade daquilo que no dia a dia eles desenvolvem em suas instituições de origem".

orientadoresAssim que as provas terminaram, os orientadores das equipes foram convidados para conhecer as máquinas, equipamentos e materiais utilizados pelos estudantes na realização das provas. Para a orientadora da equipe Girassol, Gilvanete dos Santos, a OBAP é um lugar de aprendizado intenso. “Tem muita coisa aplicada aqui que os estudantes ainda não viram na escola. Assim, a OBAP serve de motivação para que os alunos queiram aprender mais para vir aqui e saírem bem colocados na competição”.

Com as provas finalizadas ao meio dia, os obapianos tiveram o período da tarde e da noite de sábado livre. No domingo (10/09), a partir das 8h30, todas as equipes irão ao auditório Embrapa Sede, em Brasília, onde ocorrerá a cerimônia de encerramento da OBAP, com a revelação dos vencedores desta edição.

A OBAP

A Olimpíada Brasileira de Agropecuária é uma competição científica realizada pelo IFSULDEMINAS. Tem como objetivo estimular o ingresso dos jovens nas carreiras técnico-científicas, integrar estudantes de cursos técnicos da área e os conectar à ciência e às práticas contemporâneas da agricultura e pecuária. A OBAP ocorre anualmente em duas fases, a virtual e a presencial. Mais de 20 mil pessoas já participaram da olimpíada.

Texto e fotos: Ascom OBAP
Data: 08/09/2023

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Realização: IFSULDEMINAS

OBAP © 2024. Todos os direitos reservados

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla