Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > 11ª OBAP - 2º Dia de provas
Início do conteúdo da página

11ª OBAP - 2º Dia de provas

Publicado: Sexta, 09 Setembro 2022 22:54 | Última Atualização: Terça, 02 Mai 2023 12:29 | Acessos: 755

Segundo dia de provas práticas da 11ª OBAP

Os competidores retornaram na manhã desta sexta-feira (09) à Etec Benedito Storani, em Jundiaí (SP), para concluírem as provas práticas da fase presencial da 11ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP).

ifmtAs 59 equipes participantes, no dia anterior, já haviam feito dois dos três desafios práticos propostos, faltando apenas mais uma prova prática para finalizarem a participação deles na competição. Acesse @obap.oficial para conferir a cobertura fotográfica deste momento e os registros feitos ao longo do  evento.

Ao todo, foram montados cinco tipos de atividades práticas: os concorrentes da modalidade integrado/concomitante realizaram as provas de inseminação artificial bovina, de regulagem de máquina agrícola para a semeadura e de agrimensura. Já os competidores da modalidade subsequente e internacional fizeram, além do desafio da inseminação artificial bovina, as provas de adubação e preparo de calda bordalesa. 

Depoimentos ifpa

Para Natã Guimarães, um dos representantes do IFMT na competição, o desafio agroecológico foi o mais interessante entre as atividades propostas. "A calda bordalesa foi um aprendizado diferente, algo novo pra gente. É uma técnica antiga, mas que eu só conheci agora, me preparando para a OBAP". Segundo a coordenação da prova, a calda é uma solução acessível e simples de ser feita. Consiste na mistura de três nutrientes essenciais para a planta: cálcio, enxofre e cobre. Ela protege contra a ação de microorganismos e ainda serve como fertilizante, adotado pela agricultura orgânica. 

Já para a competidora paraense Tamara Almeida, a prática de inseminação artificial de bovinos foi a experiência mais marcante da OBAP. "Achei muito difícil realizar a inseminação porque o nosso campus não tem aulas práticas nem os materiais utilizados para executar o procedimento; lá, nós apenas assistimos a videoaulas a respeito do tema. Por outro lado, viver esta experiência aqui vai me permitir levar esses conhecimentos e contribuir com os estudantes do meu campus. Além disso, penso em ser médica veterinária ou agrônoma, e as práticas que aprendi aqui vão acabar me ajudando a ter uma noção do que poderei executar na minha vida profissional".

IMG 20220908 WA0045Ao meio dia, encerraram-se as provas e os obapianos tiveram o período da tarde e da noite livre. Neste sábado (10), a partir das 8h30, todas as equipes irão ao Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva), onde acontecerá a cerimônia de encerramento da OBAP, com a revelação dos vencedores desta edição. Este momento é o mais aguardado pelo competidor paraguaio, Alan Ortiz. "A OBAP é uma oportunidade única, que estamos aproveitando ao máximo e que esperamos ganhar", contou.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 09/09/2022

 

registrado em: ,
Assunto(s):
Fim do conteúdo da página

Realização: IFSULDEMINAS

OBAP © 2024. Todos os direitos reservados

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla