Página inicial > Notícias > 11ª OBAP - resultado final

11ª OBAP - resultado final

Publicado: Sexta, 06 Mai 2022 15:26 | Última Atualização: Quinta, 08 Setembro 2022 11:31 | Acessos: 18903

IFSULDEMINAS divulga Resultado Final das equipes classificadas para a fase presencial da 11ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Atenção!
No Resultado Final, equipes subsequentes e Integrado/Concomitante, os grupos destacados na cor laranja são os classificados para a fase presencial

Resultado Final (Integrado/Concomitante) - publicado em 13/07/2022 ás 18h

- Resultado Final (Subsequente) - publicado em 13/07/2022 ás 18h

- Resultado Final (equipes classificadas) - publicado em 04/07/2022 ás 15h

- Regulamento (Subsequente)

- Regulamento (Modalidade Integrado/Concomitante)

BANNER 300x200 PORTALAs inscrições para participar da 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) já estão abertas. Os interessados têm o período de 06 de maio a 06 de junho de 2022 para acessar o sistema e efetivar suas inscrições por meio do site oficial da OBAP. O regulamento da competição também já está disponível no local.

Realizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), a OBAP é voltada a estudantes do ensino técnico integrado/concomitante e subsequente, matriculados em cursos da área de Agrárias. Além de receber competidores brasileiros, neste ano, a olimpíada volta a ser aberta a estudantes estrangeiros, apenas da modalidade subsequente, vindos de nações pertencentes à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e de países de Língua Espanhola. O regulamento para os competidores brasileiros e estrangeiros da modalidade subsequente será publicado separadamente, em breve, no site da OBAP.

A edição 2022 contará com duas fases. A virtual, a ser realizada de 21 a 23 de junho, será exclusiva para discentes do integrado/concomitante e servirá como seleção para a fase presencial, que ocorre de 07 a 10 de setembro na cidade paulista de Jundiaí, em parceria com a ETEC Benedito Storani, o Centro Paula Souza, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e a Prefeitura Municipal de Jundiaí.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e realizadas, exclusivamente via internet, na página oficial da OBAP. As equipes devem ser formadas por três estudantes de uma mesma instituição (unidade educacional) e da mesma modalidade de ensino, com a participação obrigatória de um orientador. Cabe ao orientador efetuar a inscrição pela equipe.

Fase virtual

No dia 13 de junho, os orientadores receberão, via e-mail (cadastrado no ato da inscrição), o login para a equipe acessar a Plataforma de Provas da Olimpíada tanto no período de ambientação (de 14 a 17 de junho), como para resolver a prova on-line, que estará disponível das 08hs do dia 21 às 22h59 do dia 23 de junho. As equipes precisarão responder 30 questões de múltipla escolha das áreas descritas no conteúdo programático (item 11 do regulamento).

Fase presencial

A cidade de Jundiaí (SP) receberá, de 07 a 10 de setembro, as equipes brasileiras do ensino técnico integrado/concomitante classificadas na Fase virtual e todos os grupos estrangeiros e brasileiros da modalidade subsequente inscritos.

Será composta de duas etapas: a realização de três provas práticas em equipe e a resolução do teste teórico, no qual cada estudante responderá individualmente uma prova contendo dez questões objetivas e duas questões discursivas, das áreas descritas no conteúdo programático (item 11 do regulamento).

Premiação

Todas as equipes receberão certificado de participação. Ganharão medalhas as 15 melhores equipes, sendo cinco medalhas de bronze, cinco de prata e cinco de ouro. As cinco equipes com melhor classificação receberão troféus. Já a premiação individual será destinada aos cinco estudantes que obtiverem as melhores notas nas provas teóricas.

Sobre a OBAP

A Olimpíada Brasileira de Agropecuária é uma competição científica idealizada pelo IFSULDEMINAS. Estimula o ingresso de jovens do ensino técnico integrado, concomitante e subsequente em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre os participantes. Busca também promover uma maior produção de inovações tecnológicas e desenvolvimento sustentável, de modo que se possa retornar para a sociedade os benefícios originados da melhoria no ensino público de nível técnico ligado à Agropecuária.

A primeira edição ocorreu em 2011 e já contava com a aplicação de testes on-line e realização de provas presenciais. Até 2016, aconteceu nos campi do IFSULDEMINAS. A partir de então, a fase presencial passou a ser realizada em institutos parceiros, tendo sede nas cidades de Uberlândia, Barbacena, Bambuí (MG), Foz do Iguaçu (PR), Alegre (ES) e, agora, em Jundiaí (SP). Mais de 20 mil pessoas já participaram da olimpíada que, em 2018, foi aberta também a estudantes da América Latina e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, proporcionando a internacionalização e a troca de experiências acadêmicas e culturais.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
Publicado em: 06/05/2022