Perguntas Frequentes

OBAP

Qual o objetivo da Olimpíada Brasileira de Agropecuária?

O objetivo da Olimpíada Brasileira de Agropecuária é estimular o ingresso de jovens  do ensino médio/técnico integrado, concomitante e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles.

Espera-se, por meio desta competição, motivar a participação dos discentes em atividades de iniciação científica, desenvolvimento regional e produção de inovações tecnológicas retornando assim, para a sociedade brasileira, benefícios originados da melhoria no ensino público de nível médio e técnico.

A OBAP é somente uma competição da Rede Federal de Ensino?

Não, a competição é destinada a todos alunos dos cursos técnicos do Eixo Recursos Naturais do país.

Quem pode participar da OBAP?

Poderão se inscrever na Olimpíada alunos do ensino médio integrado ou concomitante aos cursos:

Técnico em Agropecuária, Técnico em Agricultura, Técnico em Agroecologia, Técnico em Zootecnia, Técnico em Agronegócio, Técnico em Alimentos, Técnico em Agroindústria e cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais (Catalogo Nacional de Cursos Técnicos http://catalogonct.mec.gov.br/).

Em caráter especial poderão participar alunos do ensino técnico subsequente (que já concluíram o ensino médio e cursam somente o curso técnico) dos cursos citados.

Existem modalidades diferentes de participação na OBAP?

Sim, existem as modalidades:

integrada/concomitante (alunos que estão cursando o ensino médio e o ensino técnico) e

subsequente (alunos que já concluíram o ensino médio e cursam somente o curso técnico).

Existem níveis (anos) diferentes de participação na OBAP?

Não, por isso recomendamos compor a equipe com integrantes de níveis (anos) distintos.

Os alunos das séries iniciais de cada Nível serão prejudicados ao competirem com estudantes de séries mais avançadas?

Quanto ao conteúdo programático, não. Porém é necessário lembrar que caberá aos estudantes das anos iniciais um empenho maior na resolução dos problemas.

Quais são as Fases da OBAP?

A competição terá 2 fases, em que os alunos realizarão as provas individualmente, sendo 1 fase escolar (virtual) e 1 fase presencial.

A fase escolar (virtual): 40 (vinte) questões de múltipla escolha nas áreas descritas no conteúdo programático, cujo valor total será de 40 pontos.

A fase presencial - Essa fase será composta de duas etapas:
Primeira etapa (classificatória): as equipes classificadas deverão realizar prova (s) prática (s) proposta (s) pela organização, cujo valor será 20 pontos para a equipe.
Os critérios para pontuação, bem como as normas e procedimentos, serão disponibilizados aos finalistas, no mês de setembro.
Segunda etapa (classificatória): Cada integrante fará prova individual contendo vinte questões objetivas que valerão 1 ponto para cada a resposta correta; quatro questões discursivas, valerão 5 pontos cada, nas áreas descritas no conteúdo programático.

 
Como os alunos se preparam para a OBAP?

A preparação para a OBAP iniciou quando você optou pelo ingresso nos cursos técnicos ligados a agropecuária. Na plataforma de provas, no período de ambientação, você encontra questões para treinar e se preparar. Recomendamos estudos coletivos e individuais para o desenvolvimento da cooperação.

Inscrições e equipes

Como será composta a minha equipe?

As equipes serão compostas por 4 pessoas de uma mesma instituição com participação obrigatória de um orientador (professores ou técnicos administrativos) e 3 alunos.

Como posso realizar a inscrição da minha equipe?

O orientador será o representante oficial para efetuar a inscrição e deverá preencher os dados de todos os integrantes da equipe exclusivamente via internet no sítio eletrônico da OBAP (www.obap.agr.br).

O orientador tem que ser da escola onde estudam os alunos?

Sim. O orientador deve, necessariamente, ter vínculo com a instituição de ensino das equipes que orientará.

O orientador deverá, obrigatoriamente, ser da área de Agropecuária?

Não. A fim de motivar a multidisciplinaridade, professores de outras áreas poderão orientar equipes.

Um orientador pode orientar mais de uma equipe da mesma modalidade?

Sim. Não há limite de equipes para um mesmo orientador, na mesma ou em diferentes modalidades.

O mesmo aluno pode participar de mais de uma equipe?

Não.

Provas

Como serão realizadas as provas das 2 primeiras fases?

As provas serão realizadas individualmente por meio da plataforma Moodle desenvolvida para a OBAP, mediante fornecimento de login e senha individual de cada integrante da equipe participante.
Após iniciar a resolução das questões da fase escolar (virtual), o aluno terá 60 minutos para resolver as questões da fase, não sendo possível alterar a resposta após o envio e será permitido somente um acesso para a resolução das questões de cada fase.

Como a prova da fase presencial será realizada?

As provas serão aplicadas, sob a responsabilidade de fiscais/aplicadores designados pelo organização da OBAP, em horário e local a ser informado diretamente as equipes classificadas para esta fase.

Os alunos farão individualmente prova contendo 20 questões objetivas e 4 questões discursivas, nas áreas descritas no conteúdo programático.

As provas serão corrigidas por Comissão Julgadora composta por profissionais da área técnica convidados pela equipe organizadora.

Fase final

Quais os custos que as equipes finalistas terão para participar da fase presencial?

As equipes classificadas deverão buscar, a seu critério, meios próprios para participação da fase presencial.


Sobre a IESO

A Participação na IESO  fica condicionada ao seu estatuto que exige:
1- Que os alunos participantes não devem ser maiores de 18 anos em 01 de julho do ano da Olimpíada.
2- Que os alunos só podem ser alunos do ensino secundário (Médio).
3- O orientador deverá ser capaz de traduzir as provas, que serão em inglês, para os competidores brasileiros.