Competição Internacional

Vencedores da Obap ganham dois ouros e um bronze na IESO 2013

A delegação brasileira selecionada por meio da 2ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap), em 2012, conquistou três prêmios na Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (Ieso), disputada em Mysore - Índia, entre os dias 11 e 19 de setembro. Esta é a segunda vez que o Brasil conquista o primeiro lugar na disputa coletiva e terceiro lugar em modalidade individual da competição.

A equipe que competiu internacionalmente era composta pelos alunos Guilherme Ribeiro, Eliton Morais, Mario Lovo e Igor Pio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - câmpus Itapina, e foi coordenada pelos professores Frederico de Castro Figueiredo e Larissa Torezani de Souza Broetto. Mário Lovo participou da equipe que ganhou ouro no trabalho de investigação de campo (IFTI) e a equipe da qual Igor Félix Pio participou conquistou o ouro com o trabalho sobre monções. O estudante, Guilherme Ribeiro, do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, ficou entre os 60% de alunos classificados como os melhores da competição, conquistando medalha de bronze na classificação individual.

A disputa compreende duas etapas: um exame teórico e prova prática, além de trabalhos específicos, realizados em grupos compostos por participantes de várias nacionalidades. A equipe brasileira foi selecionada por meio da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap), competição científica anual realizada pelo IFSULDEMINAS em parceria com a Embrapa e que conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).

Confira:
Vídeos da cerimônia em Mysore

Texto: Assessoria de Comunicação
Com informações da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação

Ter, 24 de Setembro de 2013 14:39

 

2013