2014

Equipe de Santa Catarina vence 4ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária, realizada pelo IFSULDEMINAS em Inconfidentes

201-IMG_8453A 4ª Edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária já tem seus vencedores. A equipe “YPYBYTU”, formada pelos alunos Francclei Denis Araldi, Rogério Isotton e Claudinei Bazi, do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus São Miguel do Oeste, é a grande campeã da categoria Ensino Médio Integrado/Concomitante. Além de terem obtido a maior nota da competição (176 pontos), os estudantes ficaram entre os melhores na premiação individual. Rogério conseguiu o troféu de terceiro melhor aluno, já Claudinei levou pra casa o primeiro lugar.

“É muito bom porque tivemos na OBAP uma boa troca de conhecimentos com outros alunos, uma troca de experiência e também uma oportunidade de testar o nosso conhecimento, avaliar o quanto a nossa instituição está nos ensinando. Foi a primeira vez que participamos, viajamos em torno de 24 horas para chegarmos aqui”, declarou eufórico logo após receber a premiação o estudante Claudinei Bazi.

Para o orientador da equipe vencedora, professor Diego Albino Martins, o resultado revela que o trabalho feito em sua instituição “está no sentido correto”. “Somos um campus novo, completando agora quatro anos de implantação. Temos uma série de dúvidas e dificuldades no início, mas um momento como esse consagra e nos mostra que estamos no caminho certo”, afirmou.

Os campeões da 4ª OBAP, realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foram conhecidos durante a cerimônia de premiação, realizada na manhã deste domingo, 23 de novembro, em Inconfidentes. Além dos alunos de São Miguel do Oeste, também saíram da competição com a medalha de ouro de campeões da modalidade técnico subsequente os estudantes do Instituto Federal Catarinense – Campus Videira Emanuele Gaio, Henrique Vieceli e Maiqsandro Motter, que formavam a equipe “Agrobutina” e tinham como orientadora a professora Marinês Kerber.

Para o reitor do IFSULDEMINAS e coordenador-geral da OBAP, Marcelo Bregagnoli, apesar do “ano difícil” e das dificuldades que antecederam a realização do evento, a edição de 2014 superou as expectativas e, mais uma vez, fortaleceu a dinâmica das olimpíadas científicas como uma poderosa “ferramenta moderna no processo de ensino/aprendizagem e motivação dos alunos de cursos técnicos”. O professor foi o responsável por anunciar os vencedores e, durante seu pronunciamento oficial, agradeceu a participação de todas as instituições que trouxeram os alunos para o Sul de Minas, assim como o apoio técnico e logístico dado pelo Câmpus Inconfidentes para que a competição ocorresse.

 

IESO 2015 no Brasil

Marcelo Bregagnoli anunciou também, em primeira mão, que o Brasil será o próximo país a sediar a Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (International Earth Science Olympiad – IESO), a ser realizada na cidade de Poços de Caldas, no segundo semestre de 2015, tendo como instituição realizadora o Instituto Federal. “É a primeira vez que o Brasil sediará esse evento e nós do IFSULDEMINAS tivemos a honra de sermos convidados para enfrentar esse desafio. Mais de 40 países estarão presentes para participar da competição”, declarou.

121-IMG_8373

Na cerimônia de premiação, também estiveram presentes o diretor-geral do Câmpus Inconfidentes, Miguel Angel del Pino; o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Alfredo José Barreto Luiz; a prefeita de Inconfidentes, Rosângela Dantas; os pró-reitores do IFSULDEMINAS José Luiz Rezende Pereira (Pesquisa, Pós-graduação e Inovação) e Sérgio Pedini (Desenvolvimento Institucional); e a diretora de Pesquisa e Inovação, Dulcimara Nannetti.

Além da equipe campeã, outras catorze equipes saíram com medalhas da disputa pela categoria técnico integrado/concomitante. Já na categoria técnico subsequente, mais cinco equipes receberam medalhas. Duas equipes do Câmpus Inconfidentes ficaram entre as melhores e conseguiram o sexto e o quarto lugar na classificação. No link abaixo, confira a relação completa dos vencedores. Todos os medalhistas de ouro (seis equipes) e os cinco melhores alunos foram premiados com um curso sobre inseminação artificial, que será oferecido pela empresa Ourofino Agronegócio, em sua fazenda experimental na cidade de Guatapará (SP). As escolas que mais classificaram equipes para a final também foram premiadas com uma minibiblioteca doada pela Embrapa.

 

OBAP - CLASSIFICAÇÃO FINAL

Em sua quarta edição, a Olimpíada Brasileira de Agropecuária recebeu 604 inscrições de equipes e teve mais de 2 mil alunos participantes. Na fase final, 60 equipes foram classificadas e estiveram em Inconfidentes para realizar provas teóricas e práticas. Os 180 estudantes realizaram 20 questões objetivas e quatro dissertativas. Já a prática foi dividida em duas modalidades: os alunos do técnico integrado/concomitante resolveram tarefas relacionadas à área de agrimensura, enquanto os participantes da categoria técnico subsequente se depararam com problemas relacionados à inseminação artificial em bovinos.

Texto: Joarle Magalhães

Fotos: Paula Doná

23/11/2014

 

Confira a classificação final das equipes.

 

Confira a galeria de fotos da competição.

 

Confira a lista das equipes confirmadas para fase presencial:

Equipes dos cursos integrados

Equipes dos cursos subsequentes

Confira o resultado da 1ª e 2ª fase virtual da 4ª OBAP:

Clique para acessar a classificação das equipes dos cursos técnicos integrados.

Clique para acessar a classificação das equipes dos cursos técnicos subsequentes.

CLIQUE para fazer o download do certificado de participação.