2013

Equipes da região Sul levam maior parte das medalhas da 3ª OBAP

 

Chega ao fim a 3ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária, promovida pelo IFSULDEMINAS em parceria com a Embrapa, no Câmpus Machado. Os vencedores foram conhecidos na manhã de domingo, 13 de outubro, em cerimônia realizada no Centro de Excelência do Café. Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, todas as expectativas foram superadas esse ano em relação a participação, público e cooperação técnica. “Temos uma grande responsabilidade para 2014, pois sempre esperamos que um evento supere o outro. A partir do sucesso que tivemos, esperamos que o próximo seja ainda melhor”, afirmou.

Nas palavras do reitor, professor Sérgio Pedini, “a OBAP coroa o envolvimento do IFSULDEMINAS com a agropecuária, nessa fase de desenvolvimento e consolidação dos institutos federais”.

Foram premiadas as categorias Melhor Estudo de Caso, alunos destaque na Olimpíada, além de 15 medalhas para os estudantes de Técnico Integrado/Concomitante e sete medalhas para a Modalidade Técnico Subsequente. Os professores orientadores também foram homenageados. A região Sul do Brasil foi a que teve o maior número de equipes na fase final, com 12 grupos.

Ao longo dos três dias de competição, os jovens competiram, e também participaram de palestras e eventos culturais, recebendo apoio logístico do Câmpus Machado na alimentação, transporte e alojamento. Para o diretor-geral da unidade, Walner José Mendes, a atividade foi um sucesso, trazendo a oportunidade de divulgar o instituto e o Câmpus Machado. “Promover um evento desse porte mostra o desenvolvimento do IFSULDEMINAS, propicia o intercâmbio e o crescimento tanto para o aluno quanto para a comunidade”.

Para a estudante Elisete Costa da Silva, representante do Instituto Federal do Amazonas, a OBAP foi uma oportunidade única de conhecer o Sul de Minas, região de destaque no setor agropecuário. “Fiquei orgulhosa de ter chegado até essa etapa. Pude conhecer outras pessoas, conviver com estudantes de outros câmpus e de regiões muito diferentes,” disse.

Luciana Cirilo, do Instituto Federal do Espírito Santo, esteve pela primeira vez na Olimpíada e espera participar das próximas edições. “Desejo que o setor de agropecuária se desenvolva ainda mais na nossa região e que possamos participar outras vezes, o que é muito importante para o nosso aprendizado”.

 

Os grandes vencedores

Os vencedores da terceira edição da OBAP foram os membros da Equipe Agro – SMI, representada pelos alunos Vitor Araújo, Rafael obap_vencedoresRaul e Lucas Antônio, do Centro Estadual de Educação Profissional Manoel Moreira Pena, de Foz do Iguaçu. Os garotos, que, além de vizinhos, são amigos e colegas de quarto no alojamento da escola, se esforçaram muito para chegar à etapa final. “Não esperávamos, pois, num primeiro momento, não fomos classificados nem para essa etapa, devido a um problema na correção das provas. Posteriormente, isso foi solucionado e chegamos até aqui. Sair vencedores é um grande presente para nós e nossos pais, que sempre acreditaram em nosso potencial”, declarou Vitor.

Os campeões e sua orientadora, professora Carmen Maria Aranda,  terão a oportunidade de viajar para os Estados Unidos no ano que vem, quando participarão - com todas as despesas pagas - da Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (IESO). Além disso, serão selecionados cinco competidores da final para realizarem estágio na Fazenda Santa Bárbara, uma das maiores do Brasil, pela empresa Ourofino Agronegócio.

 

 

 

 

Texto e fotos: Camilo Barbosa e Érika Vilela

Ascom IFSULDEMINAS

 

Clique para acessar a classificação das equipes:

Notas 1ª fase 

Notas 2ª fase

Classificação fases virtuais integrado 

Classificação fases virtuais subsequente

Notas Finais

 

Confira outras notícias e fotos da fase final da OBAP:

 

Certificados:

Procure seu nome na lista, clique sobre seu nome e faça o download do certificado de participação nas fases virtuais.