2011

A Olimpíada Brasileira de Agropecuária – OBAP - foi idealizada com o objetivo de integrar, incentivar e discutir o ensino técnico em Agropecuária no país, e trata-se de um evento direcionado a estudantes do ensino médio integrado/concomitante e subsequente ao curso técnico nas áreas do eixo tecnológico – Recursos Naturais.

 

Inscreveram-se para a edição de 2011 da OBAP mais de 350 equipes de 25 Estados da Federação, as quais realizaram avaliações de múltipla escolha em 3 etapas virtuais. As melhores equipes de cada Região da União (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte) e as cinco equipes que obtiveram melhor pontuação geral nas 3 fases iniciais tiveram suas despesas de viagem e estadia para a participação na fase final custeadas pelo IFSULDEMINAS e CNPq.

 

A fase final da OBAP, etapa presencial, aconteceu entre os dias 6 e 8 de outubro, na cidade de Pouso Alegre, e contou com a participação de 50 equipes do ensino médio integrado/concomitante ao técnico e 8 equipes subsequente de 20 instituições do Brasil. Esta etapa foi composta pela apresentação de um projeto de inovação tecnológica em Agropecuária referente ao tema “Inovação e Sustentabilidade – Como tornar uma Escola Fazenda sustentável e didaticamente inovadora” e por uma avaliação individual com questões objetivas e discursivas de conhecimentos específicos sobre Agricultura e Zootecnia.

 

A melhor equipe do ensino subsequente, a equipe que apresentou o melhor estudo de caso e as 5 melhores equipes do ensino médio foram premiadas com netbooks institucionais e troféus, e os membros das melhores equipes do subsequente (5) e do ensino médio integrado/concomitante (15) receberam medalhas.

 

O resultado final do subsequente teve como equipe campeã a representante do IF Catarinense - Câmpus Camboriú, e respectivamente como 2º, 3º, 4º e 5º colocados, as equipes do IF Catarinense - Câmpus Videira, IF Rondônia - Câmpus Cacoal e IF Acre - Câmpus Cruzeiro do Sul com duas equipes representantes.

 

No ensino médio integrado/concomitante a equipe campeã foi a equipe IF Agripec do IF Triângulo Mineiro - Câmpus Uberlândia, que representará o Brasil na International Earth Science Olympiad (IESO), competição anual de Ciências da Terra que acontecerá na Argentina em 2012. As equipes Elite do IF do Espírito Santo - Câmpus Itapina, Triangulinos do IF Triângulo Mineiro - Câmpus Uberlândia, Agiul do IF Fluminense - Câmpus Bom Jesus e Agricolinos de Sertão do IF Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão obtiveram o 2º, 3º, 4º e 5º lugares, respectivamente.

 

A equipe que apresentou o melhor estudo de caso foi a Gehutare, do IF Triângulo Mineiro - Câmpus Uberlândia.

 

Um dos pontos altos da cerimônia foi a entrega dos troféus e netbooks aos melhores alunos da OBAP. Classificado como terceiro melhor aluno ficou Rafael Franco Fernandes do IF Triângulo Mineiro, como segundo melhor aluno, Gabriel Martins Rios também do IF Triângulo Mineiro e como melhor aluno da 1ª OBAP, Bruno Xavier Rodrigues do IF do Espírito Santo.

 

Compuseram a mesa de honra do evento o reitor substituto do IFSULDEMINAS, Renato Ferreira de Oliveira; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Marcelo Bregagnoli; o diretor geral do Câmpus Inconfidentes, Ademir José Pereira; o diretor de Pesquisa e Inovação, Eder José da Costa Sacconi; o coordenador geral do Câmpus Pouso Alegre, Elias Paranhos da Silva e os professores da Equipe Técnica, Marcos Caldeira e Francisco Gonçalves. Houve ainda a participação da Orquestra de Violões do Câmpus Inconfidentes, regida pelo professor José Hugo de Oliveira.

 

Confira a classificação final da 1ª OBAP

Clique e veja as fotos da Cerimonia de Premiação

Clique e imprima seu certificado