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11º OBAP - Técnico Subsequente

Publicado: Terça, 19 Abril 2022 08:08 | Última Atualização: Terça, 13 Setembro 2022 10:58 | Acessos: 2305

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Regulamento Equipes Técnico Subsequente

11ª Olimpiada Brasileira de Agropecuária - OBAP

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1. DOS OBJETIVOS

1.1 O objetivo da competição é estimular o ingresso de jovens do ensino técnico em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles. Busca-se também promover uma maior produção de inovações tecnológicas e desenvolvimento sustentável, de modo que se possa retornar para a sociedade os benefícios originados da melhoria no ensino público de nível técnico ligado à Agropecuária.

 

2. DOS PARTICIPANTES E MODALIDADES

2.1 Poderão se inscrever na OBAP, estudantes brasileiros dos cursos da área de agrárias: Técnico em Agropecuária, Técnico em Agroecologia, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Agronegócio, Técnico em Alimentos, Técnico em Agroindústria e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – CNCT (MEC/Brasil).

2.1.1 Poderão se inscrever estudantes brasileiros dos cursos técnicos subsequentes e estrangeiros dos países pertencentes à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e os de Língua Espanhola (LE) na competição internacional. Um edital com todas as informações detalhadas será disponibilizado separadamente, no site oficial da olimpíada.

2.2 Na competição, poderão se inscrever equipes compostas por 3 (três) estudantes de uma mesma instituição (unidade educacional), devidamente matriculados na modalidade de ensino técnico em regime subsequente, com a participação obrigatória de 1 (um) orientador.

2.2.1 A equipe poderá ser composta por estudantes de cursos e anos (ciclos) diferentes, todavia, não poderá ser composta por estudantes da modalidade do ensino técnico subsequente. 

2.3 Poderão ser orientadores: professores e técnicos administrativos (efetivos ou contratados) atuantes na instituição de origem dos estudantes.

2.3.1 Não há limite de equipe para um mesmo orientador, porém, o mesmo não poderá orientar equipes de modalidades diferentes (subsequente/integrado).

2.4 Compete aos orientadores de equipes:

a) Realizar a inscrição da equipe;

b) Orientar os estudos preparatórios para a competição. A contribuição intelectual dos orientadores deve ater-se à preparação para competição, não cabendo a eles a resolução das questões;

c) Prestar todas as informações solicitadas, por e-mail, à organização da competição;

d) Receber todas as comunicações por e-mail, incluindo o login e a senha para o acesso à plataforma de provas;

e) Assegurar que os estudantes respondam a prova virtual, em equipe, na data estipulada e em tempo hábil;

f) Confirmar a presença da equipe na fase presencial e prestar as informações solicitadas pela organização, caso a equipe seja classificada para esta fase;

g) Acompanhar a equipe durante a fase presencial, caso seja classificada.

2.6 Não há limite para o número de equipes inscritas na competição, por instituição. 

 

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1 As inscrições serão gratuitas e realizadas exclusivamente via internet, na página oficial da OBAP, no período de 02 junho a 19 de junho de 2022. 

3.2 Os orientadores são os representantes institucionais que deverão efetuar a inscrição da equipe, preenchendo os dados completos de todos os integrantes (a não inserção correta de todos os dados e dentro dos prazos estabelecidos será motivo de desclassificação da equipe). Os dados serão utilizados para a identificação das provas presenciais, para a emissão de certificados e análises pós-competição.

3.3 No dia 22/06/2022, os orientadores das equipes inscritas na competição receberão via e-mail (cadastrado no ato da inscrição), o login para a equipe acessar a Plataforma de Provas da Olimpíada, disponível na página oficial da OBAP

3.4 Para a competição, haverá um período de ambientação na Plataforma de Provas, de 25/06 a 28/06/2022.

 

4. DAS FASES E PROVAS (Equipes – Técnicosubsequente)

4.1 A competição terá duas fases, sendo uma virtual (eliminatória/classificatória) e outra presencial (classificatória). 

4.2 Fase virtual 

4.2.1 As equipes deverão responder a prova, com 30 questões de múltipla escolha das áreas descritas no conteúdo programático (item 11), cujo valor total será de 30 pontos.

4.2.2 A fase virtual será realizada por meio da Plataforma de Provas disponível na página da Olimpíada, mediante fornecimento do login e senha da equipe competidora.

4.2.3 A prova estará disponível das 08hs do dia 05/07/2022 até às 17h (horário de Brasília) do dia 06/07/2022. Após iniciar a resolução da prova da fase virtual, a equipe terá 60 minutos para resolver as questões, não sendo possível alterar as respostas após o envio.

4.2.4 Serão permitidos dois acessos à prova para a resolução das questões.

4.2.5 A equipe deverá esperar o intervalo de 1 (uma) hora entre cada tentativa.

4.2.6 Será considerada, para o resultado final, a prova em que a equipe obtiver a maior nota.

4.2.7 Serão aceitas somente respostas postadas na plataforma da OBAP, dentro dos prazos determinados, conforme calendário da competição neste regulamento.

4.2.8 Os organizadores responsabilizam-se apenas pelo funcionamento do site da Olimpíada e Plataforma de Provas, não se responsabilizando por falhas no provedor de acesso dos participantes, por falhas em seus equipamentos ou por quedas de energia elétrica. Em caso de falha no sistema do IFSULDEMINAS ou falha ampla do sistema no país, a organização da Olimpíada, a seu critério, poderá prorrogar o prazo da fase em questão.

4.2.9 A nota da fase virtual não será computada para a premiação final desta Olimpíada, sendo utilizada apenas para a classificação das equipes para a fase presencial.

4.3 Critérios de desempate da etapa virtual

4.3.1 Em caso de empate das equipes na prova on-line os critérios de desempate serão:

. Data e horário de início da prova em que a equipe obteve a maior nota.

. Tempo gasto para resolução da prova supracitada. 

4.4 Fase presencial

4.4.1 A fase presencial será realizada entres os dias 07 e 10 de setembro de 2022 na cidade de Jundiaí (SP). Essa fase será composta por duas etapas:

Etapa prática

. As equipes classificadas deverão realizar 3 prova(s) prática(s) proposta(s) pela organização, cujo valor total será de 60 pontos.

. Os critérios para pontuação, bem como as normas e procedimentos, serão disponibilizados aos finalistas no mês anterior à realização da Fase presencial (08/08/2022). 

Etapa teórica

. Cada estudante responderá individualmente uma prova teórica contendo 10 (dez) questões objetivas, que valerão 2 (dois) pontos cada, e 2 (duas) questões discursivas, que valerão 10 pontos cada, das áreas descritas no conteúdo programático (item 11).

4.4.2 Recursos em relação às questões, caberá única e exclusivamente à Comissão Organizadora e Equipe Técnica sua análise e deliberações.

5. DA CLASSIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA FASE PRESENCIAL

5.1 Serão classificadas para a Fase presencial, em ordem decrescente de pontuação, as melhores equipes de cada unidade educacional (instituição/campus) participante, que obtiver aproveitamento igual ou superior a 70% dos pontos da Fase virtual, até o limite de 40 (quarenta) equipes.

5.2 Em caso de empate, serão utilizados os critérios estabelecidos no item 4.3.1.

5.3 Caso alguma equipe convocada para a Fase presencial não confirme presença até o dia 22/07/2022, a organização da OBAP poderá convocar, a seu critério, as equipes de acordo com a lista de classificação.

5.4 As equipes classificadas para Fase presencial deverão buscar, a seu critério, meios próprios para a sua participação nesta etapa.

5.5 É de inteira responsabilidade dos integrantes das equipes finalistas providenciarem os documentos legais necessários à viagem para participação na fase final, que ocorrerá em Jundiaí, São Paulo, Brasil. A Comissão Organizadora oferecerá aos participantes hospedagem/acomodação e alimentação durante a realização da OBAP.

5.6 Havendo disponibilidade de recurso, a organização reserva-se o direito de convocar mais equipes para a fase presencial, em conformidade com as regras descritas acima. 

5.7 Todas as informações e equipes classificadas, serão disponibilizadas na página oficial da OBAP.

 

6. DOS RESULTADOS FASE PRESENCIAL

6.1 O resultado final será calculado da seguinte forma: CF= PT+PP, sendo:

. CF: Classificação Final;

. PT: somatório das notas dos 3 (três) estudantes na prova teórica da fase presencial;

. PP: nota da prova prática da fase presencial.

6.2. Desempate

6.2.1 Em caso de empate das equipes os critérios de desempate serão:

. Será considerada a maior nota da soma das provas práticas, 

. Será considerada a maior nota da soma das provas discursivas dos integrantes das equipes.

 

7. DAS PREMIAÇÕES 

7.1 Todas as equipes receberão certificado de participação. A premiação e a classificação, por equipe e individual, serão feitas de acordo com a nota, exclusivamente, da fase presencial da OBAP.

7.2 Competição 

7.2.1 Receberão medalhas as 15 melhores equipes, sendo cinco medalhas de bronze, cinco de prata e cinco de ouro. As cinco equipes com melhor classificação receberão troféus.

7.2.2 A premiação individual será destinada aos cinco estudantes que obtiverem as melhores notas nas provas teóricas. 

 

8. DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS  

8.1 Serão abordadas questões gerais abrangendo os seguintes temas: 

  • Administração, Extensão Rural e Agronegócio;

  • Adubação e Fertilidade dos Solos;

  • Agricultura Geral;

  • Agrimensura e Topografia;

  • Agroecologia;

  • Agrometeorologia e Climatologia Agrícola;

  • Apicultura;

  • Avicultura (corte e postura);

  • Bovinocultura (corte e leite);

  • Cafeicultura;

  • Caprinocultura e Ovinocultura;

  • Comportamento e Bem-Estar Animal;

  • Conservação do Solo;

  • Construções Rurais;

  • Cultivos Anuais (feijão, soja, arroz, milho, sorgo, algodão e trigo);

  • Culturas Semi Perenes (cana-de-açúcar e mandioca);

  • Cunicultura;

  • Desenho Técnico;

  • Equinocultura;

  • Forragicultura e Pastagens;

  • Fruticultura;

  • Gênese, Formação e Física dos Solos;

  • Gestão Ambiental em Empreendimentos Agropecuários;

  • Hidroponia;

  • Informática Aplicada à Agropecuária;

  • Irrigação e Drenagem;

  • Jardinagem e Paisagismo;

  • Máquinas e Implementos Agrícolas;

  • Olericultura;

  • Piscicultura;

  • Produção e Processamento de Alimentos;

  • Proteção de Plantas, Controle Fitossanitário;

  • Silvicultura;

  • Sistema de Plantio Direto;

  • Solos e Nutrição de Plantas;

  • Suinocultura;

  • Zootecnia Geral.

 

9. CALENDÁRIO DA 11ª OBAP 

9.1 Cronograma para equipes da competição:

Descrição  Período
Inscrições
02/06 a 19/06/2022
Confirmação via e-mail de login e senha
22/06/2022
Ambientação na Plataforma da OBAP
25/06 a 28/06/2022
Fase virtual
05 a 06/07/2022
Divulgação das equipes classificadas para a Fase presencial
12/07/2022
Confirmação de presença das equipes convocadas para a Fase presencial
22/07/2022
Envio do descritivo das provas práticas
08/08/2022
Fase presencial 
07 a 10/09/2022

 

10. DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 A qualquer tempo, caso seja identificada e comprovada alguma irregularidade, a equipe será notificada e automaticamente desclassificada.

10.2 Dúvidas deverão ser enviadas, exclusivamente por e-mail, para obap@ifsuldeminas.edu.br

10.3 Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

 

Coordenador-Geral da Olimpíada Brasileira de Agropecuária

IFSULDEMINAS

 
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