14ª OBAP - Dia de provas
OBAP realiza maratona de provas presenciais
Na manhã desta quarta-feira (13/08), começou a maratona de provas da fase presencial da 14ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). O evento acontece de 12 a 15 de agosto, nas cidades de Senhor do Bonfim (BA) e Petrolina (PE), reunindo mais de 200 competidores do Brasil e de outros países da América do Sul.
Prova teórica
Às 7h30, os participantes foram distribuídos em seis salas do bloco pedagógico do Campus Senhor do Bonfim para responder, individualmente, a um questionário com dez questões objetivas e duas discursivas sobre temas como Agricultura Geral, Bem-Estar Animal, Cultivos Anuais, Zootecnia, Produção e Processamento de Alimentos, entre outros.
As opiniões sobre a prova variaram. Maria Gabriela Diniz Ribeiro, da E. E. de Educação Profissional de Nova Olinda (CE), considerou as questões discursivas mais desafiadoras, por abordar conteúdos de Zootecnia, área que não integra seu curso. Já Francisca Larissa Souza Silva, da mesma instituição em Pedra Branca (CE), aprovou a proposta: “Gostei muito, especialmente das perguntas discursivas, que pediam exemplos e sugestões de mudanças. Espero levar medalha pra casa”, contou animada.
Enquanto os estudantes realizavam a prova teórica, os orientadores participaram da palestra “O papel dos drones na gestão agropecuária”, ministrada pela professora Gabriela Corrêa Valente, do IFBaiano.
Provas práticas
Após uma hora de prova teórica, começaram as avaliações práticas. Cada equipe executou três desafios, sorteados na cerimônia de abertura da OBAP. Ao todo, foram nove atividades: preparo de calda bordalesa, pós-colheita, amostragem para análise de solo, máquinas e implementos agrícolas, inseminação artificial em bovinos, levantamento topográfico planialtimétrico e, estreando este ano, irrigação, preparo de calda de pulverização e aplicação de medicamentos e vacinas.
Preparo de calda bordalesa
Os participantes tiveram 20 minutos para preparar o tradicional fungicida agrícola, permitido na produção orgânica. Maria Luiza Lima, do Técnico em Agroecologia do IFAL, se mostrou confiante: “Temos uma matéria sobre manejo integrado de plantas e doenças, o que ajudou bastante”.
Pós-colheita
Com 20 minutos de tempo e utilizando um refratômetro digital, os competidores mediram os sólidos solúveis de laranjas para determinar se as frutas já estavam no ponto de colheita. Bruno Rafael, do IFPR, foi o primeiro de sua bateria a conluir a prova: “Treinei bastante e acho que fechei a prova”.
Amostragem para análise de solo
Equipes seguiram procedimentos padrão para coleta de amostras. Os competidores tiveram 30 minutos para concluir a tarefa. Todas as equipes internacionais realizaram a atividade. As uruguaias Sofia Altamiranda e Yamila Fernandez elogiaram a experiência e informaram que vão compartilhá-la ao retornar para o país delas.
Máquinas e implementos agrícolas
Em 50 minutos, os competidores regularam uma semeadora-adubadora. Maryam Gonçalves, da escola estadual CEIER (ES), destacou a importância de vivenciar o uso de maquinário agrícola, muitas vezes ausente em aulas práticas. "Nem todos os cursos de Agropecuária contam com estas máquinas agrícolas, asssim como o meu. Então, para quem quer seguir esse ramo, eu acho que é muito importante vir para a OBAP, porque aqui você consegue mais conhecimento”, destacou.
Inseminação artificial em bovinos
Com 16 minutos, os estudantes simularam a inseminação em maquete bovina. Ana Clara Silva de Souza, da ETEC Frei Arnaldo Maria (SP), disse ter sido uma experiência nova e motivadora para aprofundar estudos no tema: “Eu nunca tinha estudado a inseminação na prática, só para treinar mesmo e foi algo diferente pra mim, um pouquinho difícil, mas aprendizado para próxima vez, quem sabe?”. Questionada se gostou, ela disse que bastante: “Foi interessante, vou querer estudar mais sobre o assunto”.
Levantamento topográfico planialtimétrico
Em até 30 minutos, as equipes mediram uma área com teodolito. Carlos Pinto, do IEMA (MA), achou a prova desafiadora, mas valorizou o aprendizado: “É uma prova bem complicada porque da onde a gente veio, a gente não teve tanto contato com o aparelho topográfico Mesmo assim, estou achando a competição muito boa. Uma experiência muito importante para levar para casa e compartilhar”, contou.
Irrigação
A nova prova exigiu montar um sistema de irrigação localizada em 20 minutos. Pedro Henrique Campidel, campeão da edição anterior da OBAP, achou o tempo apertado, mas considerou o tema relevante pela crescente demanda da técnica de gotejamento.
Preparo de calda de pulverização
Nesta prova também inédita na OBAP, em até 30 minutos, um membro da equipe preparou a calda seguindo receita e vestindo o equipamento de proteção individual (EPI) corretamente. José Pedro da Silva Revolta, do IFSP, destacou a importância da segurança no campo e da conscientização sobre o uso de EPIs. "Existem muitos produtores, principalmente os mais os antigos, que não têm tanto conhecimento sobre EPI. Então, muitas vezes eles não usam. Mas a gente, que está formando agora, conseguindo aprender sobre isso, a gente consegue passar como o equipamento é importante para a saúde deles”, enfatizou.
Aplicação de medicamentos e vacinas
A atividade incluiu montagem e ajuste de seringa dosadora, escolha de agulha e simulação em modelo animal. Joelson Silva dos Santos, do IFMT, aprovou a inclusão de mais uma prova voltada à pecuária na olimpíada. "É um aprendizado a mais pra gente”, compartilhou.
Programação cultural
Após um dia intenso, os competidores terão à noite uma apresentação cultural organizada pelo IFBaiano, a partir das 19h, no salão de eventos do Campus Senhor do Bonfim.
Organização e apoio
A 14ª OBAP é realizada pelo IFSULDEMINAS, em parceria com o IFBaiano e o IFSertãoPE. Conta com patrocínio da Cooxupé e apoio institucional do do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). A comissão organizadora reúne servidores do IFSULDEMINAS, IFSP e IF Sudeste de Minas. Mais de 50 estudantes voluntários auxiliam na aplicação das provas.
Acompanhe
Portal da OBAP: www.obap.ifsuldeminas.edu.br
Instagram: @obap.oficial – publique com a hashtag oficial
Drive de fotos: compartilhe seus registros com a OBAP
Texto e fotos: Ascom OBAPData: 13/08/2025